A Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como Instituição de Ensino Superior de referência no Estado do Maranhão, propôs em 2014, a criação do Curso de Graduação em Letras – Libras – Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais, na modalidade presencial, na tentativa de reparar uma lacuna de formação profissional existente na área do ensino da Libras no Estado. Em 2024, o curso passa por uma reformulação, que incluirá na formação dos discentes a habilitação em língua portuguesa, passando a se chamar Letras – Língua Portuguesa e Libras.

A existência do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras, representa a possibilidade de atender a carência de qualificação de profissionais com perfil acadêmico-científico que a sociedade inclusiva necessita. Justifica-se também para a celeridade do processo de inclusão dos surdos nos espaços sociais, acadêmicos, científicos e tecnológicos para atuarem nas esferas educacionais, uma vez que objetiva a formação de docentes que tenham a Libras como primeira língua (L1) ou segunda língua (L2), sejam estes surdos ou ouvintes.

O licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Libras poderá atuar como professor de Libras e/ou como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica e demais setores da educação. Também poderá atuar em áreas profissionais ligadas ao ensino de Línguas de Sinais e Língua Portuguesa em assessorias técnicas como revisor de textos, crítico literário, dentre outras áreas relacionadas às línguas e literaturas, podendo ainda participar de atividades profissionais envolvendo serviços editoriais – tradução, edições escolares –, bem como em projetos relacionados ao estudo e aproveitamento de materiais linguístico-literários, para fins socioculturais. Poderá ainda trabalhar com o ensino de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas, em áreas ligadas ao ensino de Libras e/ou Língua Portuguesa além de atuar no Ensino Superior, mediante a conclusão de cursos de pós-graduação.